Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Iraque: Arcebispo de Kirkuk pede paz e diálogo

22/11/2012

Kirkuk (RV) - Aumenta a controvérsia entre o governo central iraquiano e a administração regional do Curdistão para o controle de Kirkuk, cidade situada no nordeste do Iraque, que possui uma imensa riqueza petrolífera estimada em 10 bilhões barris.
Ali vive uma população de 1 milhão e 300 mil habitantes, divididos entre muçulmanos, curdos árabes e turcos. Por isso, o Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, fez um convite para paz e diálogo a todas as facções em luta. 

O governo central, de maioria xiita, guiado pelo premier iraquiano, Nouri al-Maliki, tenta impor sua autoridade sobre Kirkuk enviando o Exército para manter o controle e limitar a presença curda. 

A cidade vive um momento de grande tensão, as pessoas temem uma escalada de violência e têm medo de um conflito para a conquista do território e a supremacia de uma das facções em guerra. Repetem-se ameaças e advertências recíprocas entre o premier iraquiano e a liderança curda da região. 

Para evitar um novo banho de sangue, o arcebispo de Kirkuk fez a um apelo em favor da calma e ao diálogo a todas as partes envolvidas, que visa proteger a população civil que está cada vez mais desanimada e não acredita nas promessas de estabilidade e segurança. 

Dom Louis ressaltou no apelo que "os iraquianos sofreram muito e seus olhos estão cansados de esperar por dias melhores. Eles não têm força para suportar novos conflitos" – frisou ainda.

O prelado acrescentou que a esperança do povo iraquiano é a de viver em segurança e estabilidade. "Como iraquiano, uno a minha voz às vozes de homens e mulheres de Kirkuk e imames para pedir aos partidos políticos, ao Governo central e Regional do Curdistão para acalmar a situação e sentar-se à mesa para negociar e dialogar de maneira sincera. Porque, não há paz sem diálogo", concluiu. (MJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário